quarta-feira, novembro 17, 2010

ANO IV - NUMERO 197
.
TREINO DE LUXO
.
Foi um domingo de relax total no Gigante da Beira-Rio. Aliás, estou assistindo ao Colorado de "sangue doce" desde a partida contra o Fluminense. Já escrevi e repito, não temos mais nada a ganhar nem a perder neste Nacional, que se transformou, depois do empate com o Santos, numa pista de testes para os voos que teremos no Mundial FIFA em Abu Dabi. O gol do Avai, com 9 toques na bola e a 15 segundos de jogo, soou como algo até engraçado. E, em que pese algumas vais e irritações por parte do torcedor, a tarde foi de aproximação entre a torcida e o time. Algumas conclusões extraídas do treino de luxo: 1) L. Damião é mais centroavante e tem mais presença ofensiva que Alecsandro; 2) P.C.Tinga é figura imprescindível e mudará por completo o ritmo de jogo e domínio do setor de meio de campo; 3) Nei não pode vestir a camisa do INTERNACIONAL. De positivo o retorno de Sóbis aos golos e a ótima atuação de Kleber na lateral esquerda. Outro ponto positivo, o time voltou para a segunda etapa focado e, em poucos minutos, marcou dois golos e empatou a partida, mostrando bom poder de reação numa situação adversa.
.
GOLEIROS
.
Tudo bem, Renan teve algumas falhas. Mas me digam qual o grande goleiro nunca falhou ? Peço que lembrem de Clemer e de suas falhas clamorosas, inclusive na campanha da Libertadores de 2006. Sempre fui defensor ferrenho de Renan e espero vê-lo com a camisa 1 em Abu Dabi. E é por isso que não concordo com este esdrúxulo rodízio implantado por C. Roth na meta Colorada às vésperas do Mundial FIFA. Não assisti, mas me disseram que a falha de Abondanzieri contra o Atlético-GO foi bisonha. Lauro, mesmo com boa atuação e sem falhas, levou 3 golos do pobre Avai. Muriel atuará contra o Botafogo no Rio de Janeiro. Corremos o risco de chegar à Arábia com os 4 arqueiros em baixa. Não tenho dúvida de que este rodízio não trará nada produtivo.
.
CAMPEÃO NACIONAL SUB-23
.
O INTERNACIONAL levanta mais um caneco e, cada vez mais, se consolida como CAMPEÃO DE TUDO. É papa títulos até nas divisões de base. A campanha do Sub23 foi primorosa, com aproveitamento de 100% e goleadas, inclusive de 5x0 sobre o Vasco nas semifinais e de 3x0, na final, contra o Corinthians (como é bom ganhar deles!). O time do técnico E. Moreira: Muriel; Daniel, Ronaldo Alves (Eron), Romário e Massari; Juliano, Augusto, Marquinhos (Ricardo Goulart) e Oscar; Guto e Eduardo Sasha (Ytalo). Boa parte dessa gurizada deve representar o INTERNACIONAL no Gauchão que se inicia no dia 16 de janeiro (data em que os jogadores do plantel principal ainda estarão de férias).
.
ELEIÇÕES I
.
O INTERNACIONAL, exemplo dentro dos gramados, também é referência em termos democráticos. Nada estranho, aliás, para o Clube que é do povo desde o seu nascimento. A próxima eleição para renovação de 50% do Conselho Deliberativo e Diretoria terá 47 sócios habilitados para votar. São números impressionantes e inéditos numa eleição de um Clube de futebol brasileiro. Não há como negar, o INTERNACIONAL é, também, o Clube Democrático do Rio Grande do Sul.
.
ELEIÇÕES II
.
A propósito das eleições para Diretoria. Gostaria muito de saber se os programas de Luiggi e Afattato possuem alguma política para trazer o torcedor com menor poder aquisitivo de volta ao Beira-Rio. Desde a absurda interdição da Coreia que se verifica, claramente, uma posição institucional de "elitizar" o acesso ao Gigante. E tal posição é incompatível com nossa tradição de Clube do Povo. É preciso alterá-la com a máxima urgência e os candidatos devem deixar claro sua posição a respeito.
.
GAUCHÃO 2011
.
Em reunião do Conselho Arbitral realizada em Buenos Aires (?!), ficaram definidas as chaves do Gauchão 2011. Grupo 1- Inter, São José, Caxias, Novo Hamburgo, Universidade, São Luiz, Lajeadense e Ypiranga. Grupo 2 - Grêmio, Cruzeiro, Juventude, Pelotas, Porto Alegre, Veranópolis, Santa Cruz e Inter-SM. INTERNACIONAL prejudicado por 2 viagens longas (Ijuí e Erechim), enquanto o time do vizinho foi beneficiado com 2 clubes de Porto Alegre em sua chave. Vale o registro, porque depois o vizinho vem levantar suspeitas sobre favorecimentos da FGF.
.
RÁPIDAS
.
Estamos quase chegando no número 200...
.
Colorado que se preze torcerá por derrota diante do Botafogo no próximo domingo
.
Como dizia minha avó: "a vingança vem a cavalo". Viu vizinho ?!
.
Somos botafoguenses nesta reta final de Nacional...
.
Morreu aos 87 anos o zagueiro NENA, último remanescente do ROLO COMPRESSOR
.
Além das cores do Colorado, Nena também integrou a seleção brasileira, disputando o Mundial de 1950
.
Museu do INTER superou 50 mil visitas em menos de 7 meses de funcionamento;
.
Depois do título do SUB23, agora é a vez da gurizada do INTER-B pelear pelo título da Copa E. Costamilan, a Copa da Federação Gaucha (FGF).
.
Jogo de volta pelas semifinais é contra o Pelotas (na 4a feira - no Beira-Rio). Na partida de ida tivemos 1x1 na Boca do Lobo, em Pelotas. Empate em 0x0 ou qualquer vitória nos coloca em mais uma final (contra o Cerâmica de Gravataí que matou o Sapucaiense na outra semifinal).
.
Preparação física do INTERNACIONAL é referência (clique e confira).
.
Novela da azenha com o decadente padeiro de bento como protagonista. Tchê, é muito budum!!!
.
GREMIO PRUDENTE REBAIXADO... Com esse nome"zinho" o único lugar adequado para frequentar é a SEGUNDA DIVISÃO. Já vai tarde greminho...
.
Saudações rubras, do DONO DA ALDEIA (*39), CAMPEÃO DE TUDO e SEMPRE NA PRIMEIRA DIVISÃO.
.
Luiz Portinho

NA DEPENDÊNCIA DA SULAMERICANA


A situação quanto à vaga na Libertadores está cada vez mais definida para o GRÊMIO. Parece mesmo que encaminharemos a quarta posição ao final do Brasileiro, pois temos 3 jogos pela frente, sendo que enfrentamos dois adversários diretos dentro do Monumental, onde voltamos a saber fazer a diferença. A torcida está confiante e promete-se um grande público no enfrentamento contra o Atlético-PR apesar do esdrúxulo e improvável horário de sábado às 19h30min.


A VAGA VIA G-4

Com os resultados da última rodada, o Cruzeiro é o 3º lugar, com 60 pontos e 17 vitórias. O GRÊMIO pode chegar no máximo a 63 pontos e 17 vitórias. Fluminense tem 62 e Corinthians, já inalcancável, lidera com 63 pontos e 18 vitórias.

Ou seja, a vaga pra Libertadores passa - e muito - pela Sulamericana, visto que o Cruzeiro teria que, no máximo, empatar seus jogos restantes - Vasco (C), Flamengo (F) e Palmeiras (C). Vencendo qualquer um destes confrontos, chegaria a 63 pontos e 18 vitórias, tornando-se assim, inalcançável pelo GRÊMIO. Vale ressaltar que o GRÊMIO tem melhor saldo do que a equipe mineira - 17 contra 11.


A VAGA VIA G-4 II

Se formos levar em consideração o Fluminense, este tem 17 vitórias e teria que fazer no máximo 1 ponto nos últimos 9 que tem pra disputar. Ainda enfrentam o São Paulo (F), Palmeiras (F) e Guarani (C). Ou seja, dois rivais diretos do Corinthians que devem, digamos assim, "facilitar" o caminho para o tricolor carioca a exemplo do que deve acontecer no Engenhão, quando o aglomerado de vermelho enfrentará o Botafogo.


A VAGA VIA G-4 III

Ao mesmo tempo, o GRÊMIO depende apenas dele mesmo para chegar ao G-4. Dois pontos nos separam de Atlético-PR e Botafogo, nossos adversários diretos pela quarta vaga. Nem precisaríamos da ajuda do time de vermelho, que enfrentará o time da estrela solitária neste domingo. Pois o Botafogo vem ao Monumental na última rodada. Além deles, ainda pegamos o Guarani lá no Brinco de Ouro, onde sempre encontramos dificuldades, mas temos plenas condições de trazer os 3 pontos de Campinas.


O EMPATE CONTRA O SANTOS

Não ficou de tão mal tamanho o empate contra o Santos lá na Vila Belmiro, visto que o Botafogo já houvera tropeçado no Castelão na quarta-feira contra o Ceará e assim, não ficaria fora de nosso alcance na última rodada nem se perdêssemos lá em Santos. Mas poderíamos ter trazido a vitória de lá. Isto se Jonas não tivesse uma atitude totalmente infantil ao agredir um adversário bem debaixo do nariz do árbitro, que o puniu de forma justa com um cartão vermelho direto. E pior: foi bem no início do jogo, logo a 18 minutos, o que nos deixou em desvantagem numérica durante a grande maioria do jogo. Mas o mesmo árbitro que expulsou corretamente Jonas, marcou um pênalti numa cavadinha de Zé Eduardo em cima de Rafael Marques. Pra mim, não houve a penalidade.


O EMPATE CONTRA O SANTOS II

Mas já diz a máxima que um grande time começa por um grande goleiro. E que grande goleiro é Victor! Keirrison bateu a penalidade e Victor catou. Depois, o juiz nos sonegou um pênalti, este sim verdadeiro, em cima de Lúcio. Em resumo: um acerto e dois erros da arbitragem do fraco Ricardo Marques Ribeiro que, pasmem, ostenta um escudo da FIFA.

Assim, encerrou-se sem gols o embate na Vila Belmiro.


DESMISTIFICANDO O "CAMPEÃO DE TUDO"

Uma vez, havia apenas 4 competições que um clube brasileiro poderia disputar: campeonato regional, Brasileiro, Libertadores e Mundial. Em 1981, fomos campeões brasileiros pela 1ª vez. O vice-campeonato de 1982 nos levou à Libertadores de 1983. Conquistamos a competição mais importante do continente, sendo o GRÊMIO o primeiro clube a ganhar um título que ultrapassasse as fronteiras do Brasil. Não obstante isto, conquistamos o Mundial em 1983, ao derrotar o Hamburgo por 2x1 e assim nos tornamos o primeiro CAMPEÃO DE TUDO da história deste estado.

Em 1989, cria-se uma nova competição: a Copa do Brasil. O GRÊMIO derrota o Sport Recife na final e torna-se o 1º campeão da competição, conquistada de forma invicta. Mais uma vez, o GRÊMIO torna-se o CAMPEÃO DE TUDO. O tíutlo da Copa do Brasil foi sacramentado com a conquista do Supercampeonato Brasileiro, disputado com o Vasco da Gama e levado pelo GRÊMIO em 1990. Outro título inédito, mais uma vez o GRÊMIO se torna CAMPEÃO DE TUDO.

Em 1996, após conquistarmos novamente a Libertadores, trouxemos mais um título inédito: a Recopa Sul-Americana. Mais um título inédito. E ainda, em 1999, o GRÊMIO sagra-se campeão da Copa Sul, após em 1997 termos vencido nossa TERCEIRA Copa do Brasil.

O fato é que: contando os títulos, mesmo contando a série B, temos 50 conquistas em 14 competições diferentes.

Então, vizinho, quem é o verdadeiro CAMPEÃO DE TUDO?


Pra finalizar a coluna, um apelo: RENOVA, RENATO!


Saudações imortais do VERDADEIRO E ATUAL DONO DO RIO GRANDE e 1º colocado no ranking OFICIAL da CBF,


Leonel Knijnik (DJ Aldebaran)
Conselheiro do GRÊMIO FBPA
Gaúcho por Tradição e Gremista de Coração

7 comentários:

DJ Aldebaran disse...

Momento histórico no BloGREnal: Portinho pedindo que seu time entregue o jogo!

DJ Aldebaran disse...

Aliás, não entendi o que o vizinho quis dizer com "a vingança vem a cavalo". Explique-se melhor, por obséquio.

Luiz Portinho disse...

Maracanã 2009 Aldebaran. recorda-te ?

Luiz Portinho disse...

essa do Campeão do Tudo foi ridícula Aldebaran... título da Série B ? tenha dó meu caro... quem almeja tal conquista ? tu nunca ganhou Sudamericana rapaz... tu nunca ganhou um Mundial FIFA... vai te enxergar!

DJ Aldebaran disse...

Em 2009, das 19 partidas que jogamos fora do Olímpico, ganhamos apenas uma. E na era dos pontos corridos, perdemos TODAS que jogamos contra o Fla no Rio. E tu acha que entregamos? Saímos ganhando, o Fla virou e não perdemos por 3x0 que nem vocês contra o SPFW em 2008. Aliás, que o Botafogo meta 7x0 em vocês! Pq nós não dependemos de vocês.

DJ Aldebaran disse...

Sobre o Gauchão: vocês jogam 8 partidas em casa. Nós, apenas 6. E tu vem dizer que não há favorecimento a vocês. FGF vermelha!

DJ Aldebaran disse...

E mais: o Portinho terá que retificar sua coluna. Na primeira fase, quem viaja a Erechim e São Luiz é o GRÊMIO!! O time do Portinho pega estes times no returno EM CASA!! Da mesma forma que ele sim terá dois jogos em POA, pois pega Cruzeiro e Porto Alegre fora de casa e o GRÊMIO pegará estes dois NO OLÍMPICO! Cadê a vantagem?