terça-feira, novembro 30, 2010

Ano IV, Número 199

Tensão Pré Mundial
.
Está difícil pensar, falar e escrever em outra coisa. O Mundial está aí batendo às portas. Estou fora de Porto Alegre e longe das notícias da Querência, mas não consigo tirar o dia 14 de dezembro da cabeça. E, sinceramente, hoje deixo de redigir uma coluna com maiores conteúdos, porque o nervosismo que me toma conta é maior do que a vontade de realizar este sagrado dever semanal. Gostaria apenas de conclamar os Colorados a sairem de casa vestidos de vermelho neste dezembro que é todo nosso, a se concentrar integralmente nessa missão que é só nossa.
.
ABU DÁ BI...
.
Saudações rubras, Portinho.
.
ps. longe da Querência, mas atento aos fatos.. GOIAS 2x0 Independiente. Salve Goiás!!!
.


CAMPEÃO DO RETURNO


E o GRÊMIO, depois que Renato assumiu, chega à última rodada do Brasileirão numa situação em que, na época, nem o mais otimista dos gremistas imaginaria: disputando num confronto direto contra o Botafogo, no Olímpico, por uma vaga na Libertadores via G-4. Eu mesmo dizia aqui neste espaço que o campeonato do GRÊMIO era não cair. Superamos, e muito, isto.


CAMPEÃO DO RETURNO II

Neste último domingo, ao derrotarmos por 3x0 o Guarani de Campinas e decretarmos o rebaixamento matemático do bugre campineiro, o GRÊMIO sagrou-se campeão do returno. Não ganhávamos do Guarani no Brinco de Ouro desde 1998, mas não jogávamos lá desde 2005. Sob um calor infernal, vencemos com gols de André Lima, Jonas (de pênalti) e do talismã Diego Clementino.


RENOVAÇÃO DO RENATO

Habemus treinador pra 2011. Renato Portaluppi renovou e será o comandante do vestiário gremista no ano que vem. Renovou por dois anos, obtendo a valorização que queria. Nada mais justo para o técnico que poderá nos colocar na Libertadores nesta reta final de campeonato. Afinal, Renato já provou ser um bom técnico, joga pra cima, seus times são ofensivos e ainda provou que conhece o mercado. Trouxe seis jogadores, que custaram todos em torno de R$ 100 mil (todos juntos, não cada um - informação do Bate Bola da TV COM deste domingo) e TODOS deram certo.


LIBERTADORES 2011

E com a surpreendente eliminação do Palmeiras frente ao Goiás, que fará a final contra o Independiente - joga a primeira no Serra Dourada e a segunda em Avellaneda, as chances de um brasieiro ser campeão diminuiram substancialmente. O Goiás pode ir lá e aprontar de novo. Mas a possibilidade de cometer TRÊS crimes na mesma competição - já cometera contra o GRÊMIO, nos vencendo em casa justo na estreia do Renato - é bem mais remota. Até porque as dificuldades contra "los rojos", que não por acaso é o maior vencedor da Libertadores, serão enormes, principalmente em solo argentino.

Enquanto isto, já sabemos que, caso a gente se classifique, enfrentaremos o Liverpool-URU, sendo que a primeira seria fora de casa e a segunda aqui. Aliás, neste caso até seria interessante ver se o time uruguaio não topa fazer sua partida em Rivera.


GRÊMIO X BOTAFOGO

Domingo o GRÊMIO jogará contra o Botafogo em casa. Confronto direto pela vaga no G-4. Quem ganhar leva e o empate é nosso. Atlético-PR já está fora da briga por esta vaga. Esta partida promete ter o maior público do ano no Monumental. Que aliás tornou-se novamente uma fortaleza inexpugnável para os adversários.

Informações dão conta que já nesta terça-feira mais de 10 mil ingressos foram vendidos.


VIZINHO E SUAS INFORMAÇÕES EQUIVOCADAS

Na coluna de nro. 197, da semana retrasada, o vizinho traz algumas informações equivocadas sobre a tabela do Gauchão. Ei-las:

1) Diz que o time dele terá viagens até Erechim e São Luiz pelo fato destes times estarem na sua chave. Esquece ele que no turno os jogos são entre os times das duas chaves, e quem viajará até as duas cidades citadas será o GRÊMIO. O time dele pegará Ypiranga e São Luiz EM CASA no segundo turno.

2) Menciona o fato de o GRÊMIO ter duas equipes de Porto Alegre na sua chave como vantagem. No returno, o GRÊMIO enfrentará o Cruzeiro no Olímpico. Pegará o Porto Alegre no Parque Lami.

Portanto, não obstante o fato de o GRÊMIO ter seis partidas no Olímpico contra oito do nosso tradicional adversário em POA, uma vez que o GRE-nal, que provavelmente será em Rivera, tem mando do GRÊMIO. Como pegaremos o São José no Olímpico, jogaremos apenas SETE vezes em Porto Alegre contra DEZ vezes do tradicional adversário (contra São José, no Passo D'Areia e Cruzeiro, no Estrelão, mais as oito em seu estádio).

O que leva-se a crer que, se há um clube favorecido neste certame, é o mesmo clube para o qual torce o presidente da Federação. Coincidência?



Saudações imortais do VERDADEIRO E ATUAL DONO DO RIO GRANDE e 1º colocado no ranking OFICIAL da CBF,


Leonel Knijnik (DJ Aldebaran)
Conselheiro do GRÊMIO FBPA
Gaúcho por Tradição e Gremista de Coração

Nenhum comentário: