terça-feira, fevereiro 01, 2011

EDITORIAL


FRACASSO ANUNCIADO


O Gre-Nal de domingo passado foi ridículo. Este blog, criado em razão da rivalidade, não pode ficar alheio ao que aconteceu em Santana do Livramento nem às possíveis conseqüências do vexame.

Não foi apenas nas blogosferas -gremistas, coloradas e esportivas em geral- em que o alerta de que a data do jogo e o preço dos ingressos eram problemáticos apareceu. Isso saiu também nos meios-de-comunicação tradicionais e nos portais de Esportes mais populares do Estado. E não foi só na semana que antecedeu o jogo. Desde o ano passado, que quem se interessava pelo assunto sabia que o Gre-Nal na Fronteira da Paz encaminhava-se para um fracasso.

Mesmo assim, nada foi feito. O "planejamento" da Federação permaneceu irredutível até a VÉSPERA. Foi quando a Federação anunciou que quem comprasse um ingresso ganharia outro grátis. O público pagante em Santana do Livramento foi de 4.000 pessoas. O total chegou a 7.000 pela redução em 50% do valor da entrada. Perto da metade dos ingressos foi adquirida depois da mudança.

Diante do fracasso, qual a solução apontada para as edições seguintes? Ao invés de mudar a data, ou melhor, a fórmula de disputa do campeonato para que se garantam os titulares no clássico, a idéia é mandar a partida na PUC caso sejam escalados os reservas. E, imagina-se, os clubes podem esquecer a verba extra pelo jogo. Em vez de consertar o erro, a Federação quer RETALIAR! Se é assim, por que não cancelar o Estadual de uma vez, Novelleto? Maior retaliação que essa é impossível.

Está tudo no ClicEsportes de hoje: "Francisco Novelletto, sugere que, na próxima temporada, os principais clubes gaúchos só se enfrentem no Interior se não estiverem na Copa Libertadores". Ou seja, gremistas e colorados do Interior só verão a Dupla se essa estiver mal. Isso que é valorizar o produto!

Eis algumas declarações do presidente na matéria que necessitam esclarecimento:

"O Inter jogou no Beira-Rio contra o Santa Cruz, e foram 600 pessoas."

O público foi de mais de 2.300 pagantes, sendo mais de 1.500 sócios.

"O Grêmio jogou contra o Canoas na Ulbra, com Renato e Victor, e foram apenas 800 pessoas."

O público foi mais de 1.600 pagantes.

"Como o regulamento prevê apenas um clássico na primeira fase de ambos os turnos, ele precisa ser em campo neutro."

O Ca-Ju, por um acaso, foi em campo neutro? Onde eram disputados o Ave-Cruz, Veranópolis-Esportivo, e outros clássicos do interior quando havia nas edições anteriores? Só o Gre-Nal vem sendo em campo neutro. Nenhum outro! Então, por favor, ninguém venha a inventar que precisa. Quer-se fazer em campo neutro, ótimo, mas não se precisa; o que já derruba o argumento para se levar o jogo para a PUC ou para o Passo D'Areia, também. Tal declaração oculta o fato de que se busca pura e simplesmente a retaliação aos clubes pelo fracasso. Uma transferência de responsabilidades, nada mais.

"A proposta era levar os ídolos aos torcedores porque eles moram longe e pagam mensalidade pela paixão. É a chance de verem seus ídolos. Mal consegui andar nas ruas da cidade de tanta reclamação."

Foram reclamações justas, merecidas e bem endereçadas. Se a proposta era essa, ela é louvável e é melhor do que a invenção da necessidade. Contudo, foi a Federação quem não cumpriu com o prometido. A dupla só pode ser responsabilizada por não aceitar remarcar o jogo para 9/2. Não se sabe se foi de comum acordo, mas para o Colorado, essa mudança seria ainda pior. O fato é que a data nunca fora compatível com a proposta em primeiro lugar, e a fórmula escolhida pela Federação só permitia uma possibilidade de alteração; a qual piorava uma situação que já era ruim.

Há outros argumentos ventilados que não estão na matéria. Por exemplo, essa de que invertendo os turnos, o Gre-Nal comprometeria a Libertadores é balela. O clássico poderia ser, tranqüilamente, em 20 de março, sem atrapalhar a Libertadores de ninguém, até porque no meio-de-semana se terá mais Gauchão. O Grêmio -se classificado- estaria voltando do Peru (4ª rodada, 15/3), e o Internacional terá retornado da Bolívia (3ª rodada, 16/3); e poderiam ir ambos direto à Santana.

No entanto, nesse final-de-semana, o Internacional recebe o Novo Hamburgo, e o Grêmio encara o Porto Alegre. Podem anotar: duvida-se que poupem jogadores.

É difícil defender um campeonato que quem organiza não dá valor. Entende-se aqueles que pedem os fins dos Estaduais. Não que se concorde com eles e achamos que a solução proposta por esses esconde o real problema em vez de enfrentá-lo (o Brasileiro e a Libertadores sofrem do mesmíssimo mal). Porém, é fato de que o Estadual do Rio Grande do Sul, em particular, e o futebol gaúcho em geral (a exceção da Dupla) vão mal demais.

Equipe do Mundo Esportivo, Seção Clássicos: Gre-Nal




Ano V, Número 207

.

DERROTA AMARGA
.
Tudo bem, era um clássico de reservas. Na verdade, nós estávamos com os reservas. Nem isso, porque o time B, na prática, é um terceiro time. E a vizinhança utilizou vários titulares e suplentes imediatos, como é o caso de Adilson, W. Magrão, Mailson e o zagueirinho M. Fernandes. Mas perder clássico sempre deixa um gosto amargo. A cerveja não desce depois de derrota em clássico. Ainda mais depois de estarmos na frente do marcador e de termos um lance na cara do golo não convertido (por R. Goulart). O gNAL é um jogo implacável. Natan, por exemplo, depois da falha grosseira que originou o golo azul, dificilmente se recuperará a ponto de conquistar uma vaga no time principal (aliás, já não mostrava grande probalidade de o fazê-lo). Mesmo com reservas dos reservas e suplentes de suplentes, o clássico é capaz de destruir e eternizar. Ou alguém duvida que B. Colaço se recordará do golo de falta que anotou até o final de sua vida ?
.
QUEM MERECE CONTINUAR
.
Com um plantel inchado e repleto de nomes consagrados e com quilometragem, é bastante complicada a tarefa dessa gurizada do INTER-B. Mesmo com destaque, dificilmente serão aproveitados no grupo principal. R. Goulart, por exemplo, o mais destacado desse início de temporada, precisa concorrer com 4 centroavantes (sua real posição a meu ver) e outros tantos meias avançados. Guto, mesmo marcando gols, não demonstra aptidão para vestir a camisa 9 Colorada. O zagueiro Moledo tem bom porte físico e posicionamento, mas precisa disputar vaga com Indio, Bolivar e Sorondo, entre outros. O lateral Massari pode ser um reserva imediato de Kleber, mas precisa melhorar física e tecnicamente. Os volantes não me agradaram (nem mesmo o técnico Giuliano de quem se falava muito bem - não possui poder marcação, o que é fundamental para a posição). Enfim, dificilmente teremos algum desses guris aproveitados no INTERNACIONAL, ao menos em 2011.
.
A MALDITA CULTURA
.
Refiro-me a cultura dos 3 volantes, que já denunciei tantas vezes neste espaço. Como sempre digo, trata-se da segunda maior mazela tática de nosso futebol (a primeira, é claro, são os malfadados 3 zagueiros do 3-5-2 chama derrota). Pela escalação de 3 volantes passou nossa derrota no último clássico gNAL. Giuliano, Natan e Augusto se acumularam nas 2 funções defensivas da meia cancha, como sói acontecer quando temos 3 volantes em campo (a propósito, só notei a presença do Natan em campo em 2 oportunidades - na grotesta rosca que culminou com o gol fatal dos vizinhos e quando foi substituído). Aliás, a falha grotesca de Natan foi um justo castigo ao treinador E. Moreira - mais um a disseminar essa maldita cultura!
.
ARBITRAGENS
.
Como escrevo a coluna com atraso, tenho oportunidade de comentar as vitórias do vizinho sobre o Liverpool e do INTERNACIONAL (titulares) contra o Juventude. Foram duas partidas decididas, fundamentalmente, no apito e na vantagem propiciada pela expulsão de jogadores dos uruguaios e caxienses. Duas partidas bem parecidas. A dupla gNAL suava sangue para obter resultados quando a arbitragem entrou em campo. Na azenha a coisa foi um pouco mais gritante, porque o time uruguaio, com todo respeito, não é um time de atletas. Mais parece um time de bancários que se reúne para bater uma bolinha no final de semana. Mas, enfim, a dupla gNAL obteve resultados aos trancos e barrancos.
.
REPÚBLICA PLATINA
.
M. Bolatti, tudo indica, deve ser o quarto argentino do plantel Colorado em 2011. Não gosto muito dessa "argentinização" do Colorado. Já tive o desprazer de ver camisa da seleção argentina no aeroporto, quando da chegada de Cavenaghi. Mas, não se pode negar, a diretoria do INTERNACIONAL está trazendo jogadores de primeira linha do futebol mundial para o Beira-Rio. E sob esse prisma, não há como tecer críticas. Em tempo: Sorondo completa a república platina do Beira-Rio.
.
RÁPIDAS
.
E por falar em argentino, D'Alessandro foi o diferencial na vitória contra o Juventude.
.
Marcou um golaço e participou ativamente dos lances ofensivos.
.
O argentino parece estar muito afim de jogar bola.
.
Com certeza, as contratações de Cavenaghi (seu velho companheiro das categorias de base do River Plate) e, agora, de Bolatti, trazem novo ânimo a D'Alessandro.
.
Seleção sub20 dá show no Sudamericano da categoria, no Peru.
.
Juan e Oscar são figuras de destaque no time de talentosos formado pelo experiente treinador N. Franco.
.
A propósito, acertou CBF em colocar um treinador de renome à frente da gurizada.
.
Curintia eliminado na pré-Libertadores para o Tolima da Colômbia.
.
Isso é a MALDIÇÃO 2005!
.
Dica da semana. Quem utiliza o twitter, vale a pena seguir R. Siegmann (@robertosiegmann).
.
Vice de futebol utiliza a ferramenta para manter o torcedor atualizado das coisas do INTERNACIONAL, no que merece nosso aplauso.
.
Saudações rubras, do CAMPEÃO DE TUDO, DONO DA ALDEIA (39*) e SEMPRE NA PRIMEIRA DIVISÃO.
.
Luiz Portinho - mais de 700 jogos no Gigante da Beira Rio



PRÉ-TEMPORADA QUE VALE



O título pode ser o mesmo, mas não é repetição da coluna de poucas semanas atrás. Não me refiro ao campeonato estadual, nem a nossa vitória no clássico, mas exatamente à partida de hoje pela Libertadores. No classificação à Fase de Grupos depende do sucesso em duas partidas de pré-temporada. Essa é a realidade do calendário, a qual o Grêmio tem que se adaptar.

Como é partida de pré-temporada, sinceramente, agradeceria aos corneteiros que deixassem as VUVUZELAS (que já nos custaram Jonas, nada menos) em casa. Estes jogos não são feitos para se jogar bem. Haverá lampejos de bom futebol, que se espera sejam suficientes para garntir a classificação, mas o que importa hoje é o resultado; e nada mais. E "0-0" é nosso...

Sinais de que a Temporada começa em 17 de fevereiro, no mínimo
Caso o Grêmio se classifique hoje, a Fase de Grupo da Libertadores começa em 17/2.
Caso o Grêmio confirme a classificação na Taça Piratini, as finais iniciam em 19/2.
Para finalizar, a Topper já anunciou que o lançamento dos uniformes da temporada será em 15/2.
Antes disso, é PRÉ-TEMPORADA!

Pensamento Mágico
Vem aí -se passar nos exames- jogador encostado de um Boca que não joga nada há tempos: Escudero. Credenciais? Ter jogado bem há uns dois, três anos atrás, e falar espanhol. Até provem o contrário, tem as mesmas credenciais, por exemplo, de Orteman, Amato e Astrada. Nenhum caso de sucesso. Não está proibido de dar certo, mas convenhamos que a contratação não tem nada a ver com futebol. Só empolga os adeptos do pensamento mágico: e são muitos!

Gre-Nal
Jogamos mal, mas ganhamos. Difícil julgar a gurizada que também está em pré-temporada e treinou pouco junta. Valeram os três pontos; ultrapassamos o vizinho na classificação geral. Se mantivermos a vantagem, o próximo clássico será no Olímpico (a não ser que a FGF transfira para PUC).

De resto, o que se tem para dizer está no editorial.

Juve-Nal
Ô, vizinho, pelo menos me garante um empatezinho! Quero terminar a pré-temporada como primeiro no grupo.

Clementino
Clementino está abaixo do que pode render, mas é humilde e batalhador; seguirá tentando. Nalguma hora, a bola começará a entrar de novo. É o jogador mais parecido com o Jonas no elenco, e merece nossa paciência.

Mas, o meu ataque ainda é Borges-André Lima.

Aprendendo desde cedo



Tudo Azul: Henrique comemorando o Gre-Nal

VESTI AZUL
Wilson Simonal

Estava na tristeza que dava dó
Vivia vagamente e andava só
Mas eis que de repente
Me apareceu um brotinho lindo
Que me convenceu...

Dizendo que eu devia
Vestir azul
Que azul é cor do céu
E seu olhar também
Então o seu pedido
Me incentivou

Vesti Azul!
Minha sorte então mudou

Passei a ser olhado com atenção
E fui agradecer pela opinião
Então senti que o broto
Estava toda mudada
Parecia até
Que estava apaixonada

Então eu fiz charminho
E acrescentei
Só vim aqui saber
Como eu fiquei
E aquele olhar do broto
Me confirmou

Vesti Azul!
Minha sorte então mudou



TODOS AO MONUMENTAL!

Saudações imortais,
Paulo Roberto Tellechea Sanchotene - sancho.brasil@gmail.com

7 comentários:

Luiz Portinho disse...

espetacular o editorial Sancho. Fechamos em gênero, numero e grau. Vamos enviá-lo à FGF pelo correio ?!

milton disse...

Por favor, mandem em um envelope gigante, pra nao ser "acidentalmente" jogado fora ou ignorado.
Essa foi a unica vez em um grenal que eu nao fiquei tenso ou ansioso ou mesmo animado com a vitoria. Ainda bem que foram poucos as testemunhas, esse novelleto tem que ter um tratamento de choque pra criar algum bom senso nele.

Felipe Silva disse...

"Ou seja, gremistas e colorados do Interior só verão a Dupla se essa estiver mal."

eles que aproveitem pra ver os times das suas cidades então, que jogam lá toda semana, não só uma vez por ano.

San Tell d'Euskadi disse...

Obrigado, Porto. Imaginei que fecharíamos nessa, por isso escrevi o editorial. Tinha que refletir nossa comum opinião sobre o tema!

--

Obrigado, Milton. Infelizmente, acredito que Noveletto seja uma causa perdida.

--

Bem-vindo, Catarina!

Eu sou, ao mesmo tempo, um apaixonado pelo clássico e um defensor ferrenho do futebol do interior. Sou ao mesmo tempo grenalista e antigrenal. Então, quando eu digo que te entendo, por favor, me acredita.

A questão que tu colocas é um outro problema, alheio aos clássicos realizados fora de Porto Alegre. O futebol do interior tem solução, e ele passa pelos clubes fazerem frente à Dupla; inclusive com forte apoio local. Mas eu não tratarei disso aqui. Este é um blog escrito para o Gre-Nal.

Se quiseres saber como eu faria para desenvolver o futebol do interior, basta acessar este texto sobre uma proposta de organização do futebol gaúcho: "Gauchão".

Eu o encamhinhei ao Mário Marcos, mas, desta vez, ele não se sensibilizou...

---

Abraço a todos.

San Tell d'Euskadi disse...

Cheguei a pensar que a coluna rubra fosse aparecer só no final-de-semana. Bom o texto, Porto. Nesta "pré-temporada", temos que nos puxar para escrever; tanto quanto os nossos times, para jogar.

Pelo menos, ela está para acabar. Faltam três jogos para o Grêmio, dois jogos para o Inter, e uma coluna para nós. No dia 13, termina. As primeiras colunas da temporada serão sobre Libertadores e as finais da Taça Piratini.

Não vejo a hora...

Luiz Portinho disse...

tche Sancho, tu sabe que estou bem ansioso pelas finais da PIRATINI (ainda mais depois de perder o classico)... espero que tenhamos mais gNAL... e quero muito erguer a PIRATINI...

DJ Aldebaran disse...

Sancho, sugeri o nome de Damián Escudero na coluna 132, de 2009. Trata-se de um bom jogador, que estava subaproveitado no Boca, onde até de ala esquerda ele foi colocado pra jogar. Fora que o técnico não gostava dele. E nada melhor pra um técnico queimar um jogador do que colocá-lo fora de posição. Escudero faz a mesma do Douglas, um pouco mais a frente. Fora que pra um jogador de 23 anos há tempo de que ele recupere o bom futebol que ele apresentou no tempo do Velez.

Esse ano a "mais linda" será nossa de novo!