sexta-feira, março 09, 2012

Ano VI - Numero 265

CRONICA DA MORTE ANUNCIADA

É fácil escrever depois da derrota e criticar Dorival Jr. pela escalação da equipe, por deixar Dagoberto no banco de reservas e, especialmente, pela escalação de três volantes. Mas nesse quesito coloco a cabeça no travesseiro e durmo tranquilo. Quem lê o blog com fluência sabe que há 6 anos critico o maldito esquema com três volantes. A derrota do INTERNACIONAL em Santos foi praticamente a crônica de uma morte anunciada. Não só pela escalação do time, mas sobretudo pela declarações durante a semana, de respeito exacerbado ao adversário. É claro que o Santos possui um grande time e é merecedor de respeito. Mas o INTERNACIONAL, com o time e a folha salarial que ostenta, não pode se comportar como um time do interior gaúcho quando vem à Capital enfrentar a dupla gNAL.

A HORA DE PERDER

Perder nunca é bom. Ainda mais nas circunstâncias da partida de ontem, quando fomos literalmente alvos de um baile do Neymar. Mas se havia um momento para perder alguma partida nessa Copa Libertadores, esse momento era a noite de ontem. A derrota não trará maiores consequências na classificação final do grupo (se confirmarmos a campanha até o final da fase classificatória, com vitórias em casa e no mínimo empates como visitante). Caso nada saia dos trilhos, finalizamos a classificatória com 11 pontos. Na pior das hipóteses, com duas derrotas fora de casa faríamos 9 pontos (mas é difícil até mesmo cogitar de uma derrota para o Juan Aurich no Peru). Enfim, perdemos quando podíamos perder. O importante é que a derrota deixe lições.

LIÇÕES

O problema é que, infelizmente, as derrotas nunca deixam lições à diretoria de futebol do INTERNACIONAL. Tanto é assim que há 6 anos critico, aqui neste espaço, a utilização do maldito sistema com três volantes. A propósito, Dorival já declarou, em diversas oportunidades, sua preferência pelo esquema 4-4-2 ortodoxo (ou 4-2-2-2). É por isso que algo me diz que a escalação de 3 volantes, na Vila Belmiro, tem o dedo da diretoria. Quem sempre defendeu a utilização desse esquema, em jogos complicados, fora de casa, aliás, foi F. Carvalho.

DUPLA DE ZAGA

Olha, pode até ter sido penalty do Indio sobre o Borges; o Moledo pode até ter falhado nos dois golos em alta velocidade do Neymar, mas a meu ver ficou nítido que Dorival além de escalar mal o time também contribuiu, e muito, para a derrota ao posicionar mal seu sistema defensivo. Não é preciso conhecer muito futebol para saber que quando se enfrenta uma equipe com atacantes rápidos, a primeira providência a ser adotada é fechar espaços. E para fechar espaços é preciso posicionar defensores perto do gol (ou da área defensiva). Os dois golos de Neymar só foram possíveis porque o sistema defensivo tinha posição muito alta (perto da linha de meio campo), quando deveria estar baixo (mais próximo à linha de fundo). Moledo e Índio não estiveram bem, mas não vou crucificá-los e nem ser definitivo. Continuo acreditando que não há, no país, dupla de zaga melhor do que a nossa.

FORA DORIVAL! I

Já há disseminado em todos os meios e esquinas do Estado movimentos pedindo a cabeça de Dorival Jr. Entendo que as derrotas do clássico gNAL e diante do Santos foram graves, especialmente diante da postura conformista de Dorival. Enquanto perdíamos na Vila Belmiro, o Fluminense do Abelão foi à Bombonera com 3 avantes e voltou de Buenos Aires com uma vitória importante na bagagem. O que mais me preocupa em Dorival é exatamente esse conformismo e a falta de coragem para mudar as estruturas de time. Tenho certeza de que na Era Dorival nunca houve sequer um treinamento com 3 atacantes, com 2 jogadores atuando como pontas abertos. Mas, ao mesmo tempo, fico a "ruminar", com o Abelão em alta no Flu e mais do que seguro nas Laranjeiras, quem poderíamos trazer para substituir o nosso treinador ?

FORA DORIVAL! II

Agora, mais preocupante do que a derrota em Santos é esse episódio desencadeado pelas declarações do treinador, que deixam no ar uma hipótese de problemas disciplinares com Tinga, João Paulo e Dagoberto. Do saite do Correio do Povo extraio que "no aeroporto Salgado Filho, Tinga e Dagoberto evitaram tocar no assunto. enquanto o atacante não falou nada nos microfones – apenas disse que não tinha nenhum problema físico –, Tinga afirmou: "Eu não sei nem o que está acontecendo". Olha aqui ô, muito preocupante. Perder é do jogo, faz parte da trajetória de qualquer campanha vitoriosa. O que não podemos é perder o fio da meada, como diria meu avô Porto.

Nunca houve Plano B

Com a licença do amigo Reche, transcrevo de sua coluna de domingo:

Fabricação. A Fifa nunca trabalha com Plano B dentro de uma mesma cidade. Ela parte do princípio que o que está acordado vai vigorar e pronto. Porto Alegre, pelo seu grenalismo (neologismo que criamos para caracterizar a briga Gre-Nal), criou a ideia de que poderia ser a Arena a sede do Rio Grande do Sul. E por outros interesses que vão além de nossa vã filosofia. Uma empresa de comunicação alimentou esta história. E o Grêmio (que está na dele) acreditou. Chegaram a usar o assessor de imprensa da CBF, que deve ter brincado com o repórter, como fonte desta possibilidade. Lamentável. Velaram o Inter sem ele ter morrido. Que sirva de lição. Desejo não é notícia. A Andrade Gutierrez, contra a sua vontade ou não, vai fazer a obra. E se houve tanta celeuma é porque é bom negócio para o Inter. E se é, parabéns a Giovani Luigi. (L. C. Reche, coluna dominical do Correio do Povo)



RÁPIDAS

Olha aqui ô, nessa queda de braço entre Dorival e os atletas Dagoberto e Tinga, parece-me evidente que a razão está ao lado dos atletas, cuja preterição na equipe titular não encontra justificativas.

O Inter esperou meses por Dagoberto, gastou uma fortuna para ter o atacante, que desembarcou no Beira-Rio como a maior contratação da temporada. Dagoberto foi preterido pelo volante Élton e acabou sendo a terceira opção na decisiva partida contra o Santos. (blog do Hiltor Mombach - Correio do Povo)

Homens da FIFA estiveram em Porto Alegre e disseram que obra do Beira Rio estão dentro do cronograma.

Para desespero da rede baita sol, que terá de manter na gaveta, por mais alguns meses, seus factóides.

R. Teixeira se licenciou por 30 dias da Presidência da CBF.

A quem está a comemorar o fato, gostaria de lembrar que o Sr. Teixeira já utilizou dessa artimanha há alguns anos atrás, quando era alvo de investigações na CPI do Futebol no Congresso.

Pelaipe e Luxa. Essa dupla tem tudo a ver com a turma do DNA Arrogante.

Enquanto isso, na Copa do Brasil, Juventude, Ceará e até o ABC de Natal garantiram classificação antecipada por vencer adversários por mais de dois golos de vantagem.

E a pijamada suou sangue para vencer, no último minuto, o River Plate de Sergipe, patrocinado pelo Calcinha Preta... bah!

Saudações rubras, do CAMPEÃO DE TUDO, DONO DA ALDEIA (40*) e SEMPRE NA PRIMEIRA DIVISÃO.

Luiz Portinho - mais de 750 jogos no Gigante da Beira Rio

Nenhum comentário: