A coluna mais lida da Seção de Clássicos retorna para regozijo de todos que sentimos a ausência do periódico Mundo Esportivo! Todas as terças-feiras, novos embates. A semana dos maiores clubes do Rio Grande do Sul sob os pontos de vista colorado e tricolor. A neutralidade é veementemente proibida. P.S.: Recomenda-se a leitura com cerveja bem gelada. De preferência, Polar!
quarta-feira, dezembro 29, 2010
terça-feira, dezembro 21, 2010
Sobre Odone, creio que ele possui diversos defeitos como presidente: é uma pessoa difícil de lidar; pessoaliza demais o comando; trabalha mais focado na amizade do que no bem do clube; etc. Ele volta por ter passado quatro anos no clube sem conseguir criar um sucessor convincente aos sócios, mesmo após uma bela gestão. Antes que alguém fale, duvido que o episódio Rafael Bandeira tivera alguma influência na eleição, mas por si já serve de exemplo da dificuldade de Odone em estabalecer alguém competente para lhe substituir, ao invés de um amigo. Porém, faça-se justiça, se há algo que não se pode dizer de Odone é que ele seja incompetente ao trabalhar pelo clube. Seu saldo é positivo. Tanto que para criticá-lo, se apega-se a detalhes, nunca ao principal.
Odone pegou um clube quebrado, sem jogadores, na Série B nacional, e há três anos sem títulos. Ao menos, as categorias de base estavam funcionando (e nos deram Lucas, Ânderson, Carlos Eduardo, etc.) e isso foi importante para recolocar o clube no prumo. Agora, pega um clube em melhores condições que em 2005; mas ainda em pior do que aquelas em que ele entregou em 2008.
Se tudo correr como se espera, Odone deixará o cargo apenas em 2014. Até lá, o clube terá um estádio novo, fontes de faturamento estável através da cancha e do quadro social. Tenho dúvidas em como estará a nossa base, e imagino que o marketing continuará abaixo do potencial do clube. Politicamente, ele não terá desenvolvido um substituto, e o clube se verá rachado às portas da eleição. Se teremos um presidente competente em 2015, isso dependerá de como os movimentos se comportarão e se articularão nestes próximos 4 anos. As mudanças na cláusula de barreira, principalmente para o Conselho (sou contra a para presidência), serão vitais para a oxigenação do clube.
E os resultados de campo? Pode parecer insano o que eu digo, mas eles são "de menos". Algum título virá, com certeza, mas deve se ter consciência que eles não dependem apenas do que o clube faz. Acho que a gestão Odone montará equipes absolutamente competitivas, daquelas que dará gosto de acompanhar jogo a jogo. Isso é o máximo que se pode fazer. Títulos serão decorrentes das circunstâncias.
Modelo Esgotado
Difícil imaginar como o Grêmio sobrevive a uma sucessão de presidentes absolutamente lamentáveis desde 1991, com as honrosas exceções de Koff e Odone. Nos últimos 20 anos, em 12, o clube teve como líder alguém absolutamante desmerecedor da tarefa: Bandeira (1991-1992), Cacalo (1997-1998), Guerreiro (1999-2002), Obino (2003-2004) e Duda (2009-2010). Não foi à toa, portanto, que o antigo sistema de "clube de amigos e famílias", centralizado num Conselho que pouco se renovava, ruiu. A democratização, por certo, traz outros problemas consigo à medida que soluciona os antigos, mas ainda assim é o que se tem de melhor para substituir um modelo esgotado.
Sobre o que (não) acontece durante as Férias
Do time, só volto a falar no começo da pré-temporada. Até lá, seguirei com a política de não dar nenhuma importância ao festival de chutes e invenções que saem nos meios-de-comunicação.
Puma
A Puma não será mais a fornecedora de material esportivo do Grêmio em 2010; no seu lugar, entra a Topper. Ao que parece, o clube não tem nada a ver com o que aconteceu.
O Grêmio não tem um contrato direto com a Puma, mas com uma fábrica brasileira chamada Filon que representava a Puma no Brasil. O contrato entre a Filon e a Puma acabou, afetando a parceria com o Grêmio.
Rescindir o contrato com a Filon seria uma loucura financeira, já que -dizem- a multa seria de 32 milhões de reais. Assim, o Grêmio viu-se limitado às marcas que a Filon teria a oferecer. Se ofereceu mais de uma, não se sabe. Sabe-se que ofereceu a Topper, e o Grêmio aceitou. Assim, até o final do contrato com a Filon, se não ocorrer mais nenhuma surpresa, será Topper a marca estampada nos materiais esportivos do clube.
Tudo isso é normal, não há motivos para alarde. Acontece, e não existe nenhum problema. Que a Topper seja bem-vinda.
Retrospectiva 2010
Disse que a faria nesta semana, mas não fiz. Há tempo de sobra para isso. Foi um ano interessante, e que merece ser discutido. Aguardem.
Mundial de Clubes
A coluna da semana passada foi toda dedicada ao vizinho. Peço perdão aos leitores por não ter falado no Grêmio, mas, sabem como é:
... PARA O MAZEMBE!
Saudações imortais,
Paulo Roberto Tellechea Sanchotene - sancho.brasil@gmail.com
.
Futebol 2011 - Renovação de Roth I
.
Futebol 2011 - Renovação de Roth II
.
Homenagem absurda
.
O pobre mundo azenhano I
.
.
SECOPA (ou a Secretaria que deve ser extinta)
.
.
Futebolista de América
.
terça-feira, dezembro 14, 2010
ou "Sobre o Fiasco do Vizinho" ou "Comendo o pão KIDIABA amassou" ou...
Aproveitaria hoje para falar do Grêmio, da nossa recuperação no Brasileiro, do que nos espera na Libertadores (gracias por todo, Independiente), de como planejar o primeiro semestre de 2011, etc. Porém, diante do resultado da partida contra o Todo Poderoso Mazembe (sim, esse é o verdadeiro nome do clube), do CONGO (nada menos que o 129º lugar no ranking da FIFA), não me restou muita coisa para fazer hoje que SORRIR.
Deixo as imagens abaixo falarem por mim:


Volto a falar de Grêmio na semana que vem.
Saudações imortais,
Paulo Roberto Tellechea Sanchotene - sancho.brasil@gmail.com
P.S.: "O sonho acabou, mas as parcelas da CVC continuam." (Jorge Santana)
terça-feira, dezembro 07, 2010

Nos divertimos muito nessas 200 edições. Esperamos que nossos leitores, mesmo que sejam poucos, também.

¡¡¡QUEREMOS LA COOOOOOOOPA!!!
¡Vamos! ¡Vamos, vamos, Rojo! Que este miércoles, te quiero ver ganar...

Somos todos hinchas de Independiente.
Una victoria de los hermanos, gauchos del Pampa, de la banda occidental, pone a Gremio en la Libertadores. Por eso, no hay escusa para no ser buenaerense por un par de días, no más. Por cierto que nadie va a morrir por eso; ní hay razones para vergüenza.
Tampoco las hay para no tener esperanza. De verdad que estamos 2-0 en contra, pero jugamos en nuestra casa. Todos los billetes fueron vendidos en pocas horas. Y se Independiente está en la final, fue por todo lo que hizo en Avellaneda (piedra incluida).
Nuestro entrenador -Turco Mohamed- yá sabe quién son los jugadores que van traer más una Copa para la enorme lista de laureles de los Diablos: Navarro; Tuzzio, Matheu, Velázquez, Mareque; Battión; Cabrera, Fredes, Nico Martínez, Patricio Rodríguez; Parra. Y estaremos juntos con ellos.
Contra Goiás, con Independiente, por un cupo en la Copa.
Somos todos ¡ROJO!

Saludos inmortales de un (deseador) libertador de América,
Paulo Roberto Tellechea Sanchotene - sancho.brasil@gmail.com
Esta partida que nos deixou "dependientes" do resultado de quarta-feira. Ao menos fizemos -e muito bem- a nossa parte. Que digam os mais de 45.000 presentes no estádio.







RUMO AO BICAMPEONATO
.
G. Luiggi foi eleito Presidente para o biênio 11/12. Foram mais de 16.000 associados votantes na maior eleição da história de um clube de futebol. O INTERNACIONAL quebrando recordes atrás de recordes e, cada vez mais, justificando o hino quando diz "orgulho do povo do RS".
.
E por falar em recordes, na despedida do time rumo a ABU DÁ BI teve sessão de cinema para conferir o filme ABSOLUTO, que relata a conquista do Bi da Libertadores. Foram mais de 26 mil Colorados conferir o que foi a sessão de cinema com maior público da história.
.
COLORADO COPEIRO DENTRO E FORA DOS GRAMADOS...
.
O momento mais emocionante do filme ABSOLUTO é quando Bolivar narra a postura de Glaydson antes do jogo contra o Chivas, em Guadalajara. Em meio a um vídeo do momento, o Capitão conta que o meia, sempre tímido e calado, pediu a palavra e tomou conta dela para motivar os companheiros.
.
Depois Bolivar narra que na entrada para o jogo, as duas equipes perfiladas, os mexicanos tentaram nos intimidar com gritos. O Capitão encerra sorrindo e dizendo que grito nunca ganhou jogo.
.
Bolivar justifica em gestos, atos e posturar a braçadeira de Capitão. E pensar que em 2008, com a saída de Edinho, a braçadeira passou por 2 ou 3 braços antes de ser assumida por Bolivar.
.
Ainda sobre a eleição. Conselho Deliberativo foi renovado em 50% (165 cadeiras). A Chapa 2 (oposição) fez 39 conselheiros, com 26,20% dos votos. A Chapa 3, de Luiggi e Carvalho anotou 57,93% (87 conselheiros). Particularmente, gostaria que a oposição tivesse conquistado mais espaço.
.
Gurizada do Sub20 estreou com vitória de 3x1 sobre o Vasco da Gama no Brasileiro da categoria. Equipe formou com Rafael Copetti; Tinga, Leozão, Marcos e Paulinho; Zé Mário (César), Ronaell (Nuno), Fred, Marquinhos (Giovani) e Felipinho (Murilo); Samuel (Leandro).
"We're 100% ready". Entrevista de C. Roth é destaque do site da FIFA (clique e confira)
.
Al Whada de Hugo, Magrão e F. Baiano venceu o Hekari Utd. e se credenciou para enfrentar o campeão asiático Seongnan Chunma. Daí sairá o adversário da Internazionale.
.
Enquanto isso, na nossa chave, tem o confronto Pachuca x Mazembe, no sábado. Toda atenção será pouca para estudar nosso primeiro adversário.
.
Até o dia 14, quando entraremos em campo, será impossível dormir...
.
Com Sasha no lugar de Glaydson viajamos para a conquista do Bicampeonato.
.
"Lutaremos muito pelo bicampeonato mundial" (Bolivar na despedida rumo a ABU DÁ BI).
.
INTERNACIONAL x Independiente na decisão da RECOPA 2011...
.
ABU DÁ BI...
.
Saudações rubras, do DONO DA ALDEIA (*39), CAMPEÃO DE TUDO e SEMPRE NA PRIMEIRA DIVISÃO.
.
Luiz Portinho - mais de 700 jogos no Beira-Rio
terça-feira, novembro 30, 2010
Está difícil pensar, falar e escrever em outra coisa. O Mundial está aí batendo às portas. Estou fora de Porto Alegre e longe das notícias da Querência, mas não consigo tirar o dia 14 de dezembro da cabeça. E, sinceramente, hoje deixo de redigir uma coluna com maiores conteúdos, porque o nervosismo que me toma conta é maior do que a vontade de realizar este sagrado dever semanal. Gostaria apenas de conclamar os Colorados a sairem de casa vestidos de vermelho neste dezembro que é todo nosso, a se concentrar integralmente nessa missão que é só nossa.
.
ABU DÁ BI...
.
Saudações rubras, Portinho.
.
ps. longe da Querência, mas atento aos fatos.. GOIAS 2x0 Independiente. Salve Goiás!!!
.
CAMPEÃO DO RETURNO II
Neste último domingo, ao derrotarmos por 3x0 o Guarani de Campinas e decretarmos o rebaixamento matemático do bugre campineiro, o GRÊMIO sagrou-se campeão do returno. Não ganhávamos do Guarani no Brinco de Ouro desde 1998, mas não jogávamos lá desde 2005. Sob um calor infernal, vencemos com gols de André Lima, Jonas (de pênalti) e do talismã Diego Clementino.
RENOVAÇÃO DO RENATO
Habemus treinador pra 2011. Renato Portaluppi renovou e será o comandante do vestiário gremista no ano que vem. Renovou por dois anos, obtendo a valorização que queria. Nada mais justo para o técnico que poderá nos colocar na Libertadores nesta reta final de campeonato. Afinal, Renato já provou ser um bom técnico, joga pra cima, seus times são ofensivos e ainda provou que conhece o mercado. Trouxe seis jogadores, que custaram todos em torno de R$ 100 mil (todos juntos, não cada um - informação do Bate Bola da TV COM deste domingo) e TODOS deram certo.
LIBERTADORES 2011
E com a surpreendente eliminação do Palmeiras frente ao Goiás, que fará a final contra o Independiente - joga a primeira no Serra Dourada e a segunda em Avellaneda, as chances de um brasieiro ser campeão diminuiram substancialmente. O Goiás pode ir lá e aprontar de novo. Mas a possibilidade de cometer TRÊS crimes na mesma competição - já cometera contra o GRÊMIO, nos vencendo em casa justo na estreia do Renato - é bem mais remota. Até porque as dificuldades contra "los rojos", que não por acaso é o maior vencedor da Libertadores, serão enormes, principalmente em solo argentino.
Enquanto isto, já sabemos que, caso a gente se classifique, enfrentaremos o Liverpool-URU, sendo que a primeira seria fora de casa e a segunda aqui. Aliás, neste caso até seria interessante ver se o time uruguaio não topa fazer sua partida em Rivera.
GRÊMIO X BOTAFOGO
Domingo o GRÊMIO jogará contra o Botafogo em casa. Confronto direto pela vaga no G-4. Quem ganhar leva e o empate é nosso. Atlético-PR já está fora da briga por esta vaga. Esta partida promete ter o maior público do ano no Monumental. Que aliás tornou-se novamente uma fortaleza inexpugnável para os adversários.
Informações dão conta que já nesta terça-feira mais de 10 mil ingressos foram vendidos.
VIZINHO E SUAS INFORMAÇÕES EQUIVOCADAS
Na coluna de nro. 197, da semana retrasada, o vizinho traz algumas informações equivocadas sobre a tabela do Gauchão. Ei-las:
1) Diz que o time dele terá viagens até Erechim e São Luiz pelo fato destes times estarem na sua chave. Esquece ele que no turno os jogos são entre os times das duas chaves, e quem viajará até as duas cidades citadas será o GRÊMIO. O time dele pegará Ypiranga e São Luiz EM CASA no segundo turno.
2) Menciona o fato de o GRÊMIO ter duas equipes de Porto Alegre na sua chave como vantagem. No returno, o GRÊMIO enfrentará o Cruzeiro no Olímpico. Pegará o Porto Alegre no Parque Lami.
Portanto, não obstante o fato de o GRÊMIO ter seis partidas no Olímpico contra oito do nosso tradicional adversário em POA, uma vez que o GRE-nal, que provavelmente será em Rivera, tem mando do GRÊMIO. Como pegaremos o São José no Olímpico, jogaremos apenas SETE vezes em Porto Alegre contra DEZ vezes do tradicional adversário (contra São José, no Passo D'Areia e Cruzeiro, no Estrelão, mais as oito em seu estádio).
O que leva-se a crer que, se há um clube favorecido neste certame, é o mesmo clube para o qual torce o presidente da Federação. Coincidência?
Saudações imortais do VERDADEIRO E ATUAL DONO DO RIO GRANDE e 1º colocado no ranking OFICIAL da CBF,
Conselheiro do GRÊMIO FBPA
Gaúcho por Tradição e Gremista de Coração
quarta-feira, novembro 24, 2010
Para os gremistas, a Páscoa ocorre duas vezes ao ano
Não sei de gremista que tenha se esquecido de como viveu aquele 26 de novembro de 2005. Nesse caso, não sou exceção. Estava num chá-de-panela de um colega de faculdade que iria casar. Ele, gremistaço, colocou uma TV no salão. Imagino a conversa que teve com a patroa, quando percebeu que o jogo do Acesso e a comemoração iam ser no mesmo dia.
Quando começou o jogo, ninguém mais quis saber de puxar saco das patroas e comer canapezinhos. Nem o noivo. Na mesa mais distante da televisão, se instalaram os secadores. Do jogo em si, não há muito mais o que relatar. Melhor pular para o que importa: da morte à ressurreição em 71 segundos.
Dá-se o segundo pênalti, quando o Grêmio já tinha dez jogadores. Se instaura aquela confusão absurda, e eu não me lembro quando parei de prestar atenção. Só pensava que no ano que vem, pelo menos, subiam 4. Mas o clube estava quebrado. Como começariaa próxima temporada? Imerso nesses pensamentos, sem tirar os olhos da TV, perdi uma das expulsões. Na minha cabeça, tínhamos oito em campo; o que não faz nenhuma diferença. Eu achava mesmo que o jogo não se reiniciaria.
Mas as coisas se acalmam (ao normal não voltaram!), e tem jogo. Nada de disputas no tapetão, onde certamente perderíamos. Mas, com pênalti contra, oito em campo (só fui saber que eram sete depois do jogo) e faltando dez minutos, seria diferente? Não sei. Provavelmente, não.
O jogador do Náutico bate o pênalti e erra. Nesse instante, ao meu redor, flutuam cervejas, salgadinhos, CADEIRAS. Há chiados, sussurros e escorrer de lágrimas...
São poucos os calados imóveis: os secadores, eu e o tempo.
- Paulo, Paulo, fala alguma coisa. 'Tá tudo bem? Tu 'tás branco. Por favor, fala qualquer coisa!
Vem o escanteio. A defesa tira. A bola sobra para o Ânderson que dispara em direção ao campo adversário. Quer matar tempo. Quanto tempo? Qualquer tempo. Mas que tempo, se ele não anda? Ânderson não se importa. Há alguma chance, mesmo que quase nada, e ele vai, agarrado a ela e à bola. Mas não vai ao gol, o destino é a bandeira de escanteio dos Aflitos. Isso, aliás, não é nome, é destino. Aflitos éramos todos: gremistas, timbus, secadores de ambos os times, até aqueles que assistiam o jogo de curiosos. Só um louco não estaria totalmente insano àquela hora.
O Ânderson com a bola num campo que parecia ter 800m de comprimento. E eu, e o tempo, parados; olhando tudo aquilo.
Falta!
Ânderson se rola no chão como se lhe tivessem arrancado uma perna. O juiz finalmente chega e expulsa o jogador do Náutico. Mas a diferença de jogadores diminuia. Poderíamos matar um tempo precioso ali, se o tempo ali estivesse. De que adianta fingir dor, então?
Eu não escuto nada. Não faço nada. Não penso nada. E a TV não mostra nada.
De repente, Ânderson aparece dentro da área, dribla o goleiro e chuta para o gol.
- GOL!
Não poderia ser eu. Eu já estava com os pulmões cheios de ar, chutando as pilatras de sustentação do teto, arrancando nacos da parede. Acabou! Tinha acabado! Subimos. Voltamos. Ressuscitamos!
Não importaria nem que houvesse 40 jogadores do Náutico contra cinco nossos. Não perderíamos. O tempo estava agora ao nosso lado, correndo para recupear o atraso.
Se me permitem todos os clichês: inacreditável; inesquecível; imortal.
Parabéns a todos os gremistas, em especial aos sete heróis do título: Marcelo Oliveira, Pereira, Sandro Goiano, Lucas, Marcelo Costa, Ânderson e Galatto.
Galatto, aliás, que não comemorou a sua defesa.
Estou em boa companhia.
Saudações imortais,
Paulo Roberto Tellechea Sanchotene - sancho.brasil@gmail.com
P.S. (sobre o atual momento): Antes de nos preocuparmos com o Goiás, devemos vencer o Guarani e o Botafogo. Não adianta o Independiente ser campeão, e não terminarmos em quarto.
P.S. (sobre o texto): Se houver algum erro de fato, peço que relevem. Escrevi de memória. Eu não vejo o jogo de novo -mesmo tendo os dois filmes- porque acho que o Náutico pode acertar um dos pênaltis.
.
.
Luiz Portinho
quarta-feira, novembro 17, 2010
.
A VAGA VIA G-4
Com os resultados da última rodada, o Cruzeiro é o 3º lugar, com 60 pontos e 17 vitórias. O GRÊMIO pode chegar no máximo a 63 pontos e 17 vitórias. Fluminense tem 62 e Corinthians, já inalcancável, lidera com 63 pontos e 18 vitórias.
Ou seja, a vaga pra Libertadores passa - e muito - pela Sulamericana, visto que o Cruzeiro teria que, no máximo, empatar seus jogos restantes - Vasco (C), Flamengo (F) e Palmeiras (C). Vencendo qualquer um destes confrontos, chegaria a 63 pontos e 18 vitórias, tornando-se assim, inalcançável pelo GRÊMIO. Vale ressaltar que o GRÊMIO tem melhor saldo do que a equipe mineira - 17 contra 11.
A VAGA VIA G-4 II
Se formos levar em consideração o Fluminense, este tem 17 vitórias e teria que fazer no máximo 1 ponto nos últimos 9 que tem pra disputar. Ainda enfrentam o São Paulo (F), Palmeiras (F) e Guarani (C). Ou seja, dois rivais diretos do Corinthians que devem, digamos assim, "facilitar" o caminho para o tricolor carioca a exemplo do que deve acontecer no Engenhão, quando o aglomerado de vermelho enfrentará o Botafogo.
A VAGA VIA G-4 III
Ao mesmo tempo, o GRÊMIO depende apenas dele mesmo para chegar ao G-4. Dois pontos nos separam de Atlético-PR e Botafogo, nossos adversários diretos pela quarta vaga. Nem precisaríamos da ajuda do time de vermelho, que enfrentará o time da estrela solitária neste domingo. Pois o Botafogo vem ao Monumental na última rodada. Além deles, ainda pegamos o Guarani lá no Brinco de Ouro, onde sempre encontramos dificuldades, mas temos plenas condições de trazer os 3 pontos de Campinas.
O EMPATE CONTRA O SANTOS
Não ficou de tão mal tamanho o empate contra o Santos lá na Vila Belmiro, visto que o Botafogo já houvera tropeçado no Castelão na quarta-feira contra o Ceará e assim, não ficaria fora de nosso alcance na última rodada nem se perdêssemos lá em Santos. Mas poderíamos ter trazido a vitória de lá. Isto se Jonas não tivesse uma atitude totalmente infantil ao agredir um adversário bem debaixo do nariz do árbitro, que o puniu de forma justa com um cartão vermelho direto. E pior: foi bem no início do jogo, logo a 18 minutos, o que nos deixou em desvantagem numérica durante a grande maioria do jogo. Mas o mesmo árbitro que expulsou corretamente Jonas, marcou um pênalti numa cavadinha de Zé Eduardo em cima de Rafael Marques. Pra mim, não houve a penalidade.
O EMPATE CONTRA O SANTOS II
Mas já diz a máxima que um grande time começa por um grande goleiro. E que grande goleiro é Victor! Keirrison bateu a penalidade e Victor catou. Depois, o juiz nos sonegou um pênalti, este sim verdadeiro, em cima de Lúcio. Em resumo: um acerto e dois erros da arbitragem do fraco Ricardo Marques Ribeiro que, pasmem, ostenta um escudo da FIFA.
Assim, encerrou-se sem gols o embate na Vila Belmiro.
DESMISTIFICANDO O "CAMPEÃO DE TUDO"
Uma vez, havia apenas 4 competições que um clube brasileiro poderia disputar: campeonato regional, Brasileiro, Libertadores e Mundial. Em 1981, fomos campeões brasileiros pela 1ª vez. O vice-campeonato de 1982 nos levou à Libertadores de 1983. Conquistamos a competição mais importante do continente, sendo o GRÊMIO o primeiro clube a ganhar um título que ultrapassasse as fronteiras do Brasil. Não obstante isto, conquistamos o Mundial em 1983, ao derrotar o Hamburgo por 2x1 e assim nos tornamos o primeiro CAMPEÃO DE TUDO da história deste estado.
Em 1989, cria-se uma nova competição: a Copa do Brasil. O GRÊMIO derrota o Sport Recife na final e torna-se o 1º campeão da competição, conquistada de forma invicta. Mais uma vez, o GRÊMIO torna-se o CAMPEÃO DE TUDO. O tíutlo da Copa do Brasil foi sacramentado com a conquista do Supercampeonato Brasileiro, disputado com o Vasco da Gama e levado pelo GRÊMIO em 1990. Outro título inédito, mais uma vez o GRÊMIO se torna CAMPEÃO DE TUDO.
Em 1996, após conquistarmos novamente a Libertadores, trouxemos mais um título inédito: a Recopa Sul-Americana. Mais um título inédito. E ainda, em 1999, o GRÊMIO sagra-se campeão da Copa Sul, após em 1997 termos vencido nossa TERCEIRA Copa do Brasil.
O fato é que: contando os títulos, mesmo contando a série B, temos 50 conquistas em 14 competições diferentes.
Então, vizinho, quem é o verdadeiro CAMPEÃO DE TUDO?
Pra finalizar a coluna, um apelo: RENOVA, RENATO!
Saudações imortais do VERDADEIRO E ATUAL DONO DO RIO GRANDE e 1º colocado no ranking OFICIAL da CBF,
Conselheiro do GRÊMIO FBPA
Gaúcho por Tradição e Gremista de Coração
quarta-feira, novembro 10, 2010
Independentemente do que o futuro nos reserva, o fato é que a recuperação do elenco foi conquistada. O time, há 15 rodadas, brigava para não cair; agora, almeja -mesmo que com poucas chances- a Libertadores. Se o time entrasse em modo "trazer o carro para garagem", e apenas terminasse a campanha com mais alguns despretensiosos pontos, o torcedor gremista não teria o que reclamar dessa reta final. Só lamentaria o que já lamenta há tempos: o tenebroso começo de campeonato, a péssima intertemporada, a chegada tardia de Renato...
Falando em Renato, desde que Renato assumiu, o Grêmio fez mais que todos os demais times do campeonato. Estamos em sexto lugar pelo que deixamos de fazer nas 13 partidas em que Silas comandou a equipe no Brasileiro. Somos líderes do returno, com uma campanha de mais de 70% de aproveitamento. Não que ele fosse se sustentar no longo prazo, mas permitiria estarmos brigando um pouco mais acima da tabela.
Por favor, renovem o contrato com o Portaluppi (nem que seja necessário oferecer-lhe participação na venda de produtos da GrêmioMania!).
Saudações imortais,
Paulo Roberto Tellechea Sanchotene - sancho.brasil@gmail.com
P.S.: Não descarto completar a coluna mais tarde.
DIRETO DE MONTEVIDEO